Fortaleza de São Jose da Ponta Grossa

Ao Norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias do Forte e Jurerê

Internacional, ergue-se um dos mais belos monumentos catarinenses do século XVIII: a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Em conjunto com as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, formava o sistema triangular de defesa que deveria proteger a Barra Norte da Ilha contra investidas estrangeiras e consolidar a ocupação portuguesa no Sul do Brasil.

Foi idealizada pelo Brigadeiro José da Silva Paes, engenheiro militar e primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, e sua construção iniciou-se a partir de 1740. Em 1765 foi erguida a Bateria de São Caetano, a 200 metros da Fortaleza, para complementar a defesa de seu flanco leste. Em levantamento realizado em 1786, possuía 31 canhões, sendo 26 de ferro fundido e 5 de bronze.

 

Em 1938, já em ruínas, foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual IPHAN. Nas décadas de 1970 e 1980 foram realizados trabalhos de prospecção arqueológica e de restauração parcial da Capela, e consolidação estrutural de algumas paredes da Casa do Comandante e muralhas.

Finalmente, em 1991 e 1992, teve a maioria de seus edifícios restaurados pelo “Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – 250 anos na História Brasileira”, quando passou a ser também mantida e gerenciada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), juntamente com as fortalezas de Anhatomirim e Ratones.

As imagens utilizadas nesta pagina foram gentilmente cedidas por @um_outro_angulo

VEnha conhecer o melhor de floripa

TODAS AS INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE FLORIANÓPOLIS VOCÊ ENCONTRA AQUI