Museu de Florianópolis

O Museu de Florianópolis é fruto do contrato de licitação firmado entre o Serviço Social do Comércio (Sesc-SC)

O antigo Palácio Rosado, é um prédio localizado no centro histórico da capital, em frente a principal praça da cidade, a Praça XV, tendo servido como Palácio do Governo do Estado. Além dos bailes ali realizados e outras solenidades, o palácio recebeu visitas ilustres, como D. Pedro I em (1826) e D. Pedro II em (1845 e 1865).

O palácio foi palco de episódio dramático em função da Revolução Federalista, quando, em 1891, foi tomado de assalto por revolucionários que se colocaram contra a política de Floriano Peixoto em Santa Catarina, o vice-presidente em exercício na época. Entre 1894 e 1898, no governo de Hercílio Luz, o prédio foi reformado. Os ladrilhos da calçada à frente do palácio foram importados e assentados no ano de 1910.

Utilizando diferentes tecnologias e expondo acervos importantes, o espaço deve se posicionar no cenário museológico do município como um interlocutor para abordar questões emergentes, trazer diferentes vozes da população, pensar a história e discutir o amanhã, tendo como prioridade o interesse público e ações de democratização do acesso e do conhecimento sobre a própria cidade, a história de seus povos e as diferentes expressões culturais.

Todos os espaços foram aproveitados para reverenciar a cidade. Na entrada, é possível obter informações sobre diferentes pontos turísticos e equipamentos culturais da cidade, através de um recurso multimídia. Na escada, expressões ilhéus como: “Arrombassi”, “Dazumbanho”, “Istepô”, “Moquirido”, “Tax tolo?”, entre outros marcam a visita.

No edifício anexo, estão alocados o Café do Museu, sanitários e a sala da administração do Museu.

Ingressos: Mediante comprovação, estudantes, idosos e crianças menores de 12 anos pagam apenas meia-entrada para a visitação: R$ 5,00. O valor da entrada inteira é R$ 10,00.

VEnha conhecer o melhor de floripa

TODAS AS INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE FLORIANÓPOLIS VOCÊ ENCONTRA AQUI