Parque da Luz
Após décadas de abandono, o Parque da Luz voltou a ser palco de encontro entre amigos e famílias no centro da cidade de Florianópolis
Após décadas de abandono, o Parque da Luz voltou a ser palco de encontro entre amigos e famílias no centro da cidade de Florianópolis. A área verde de lazer com mais de 37 mil m², proporciona ambiente ideal para a prática de esportes ao ar livre e a apreciação da fauna e flora local. Espaço excelente também para um piquenique sob a sombra das árvores, onde as crianças podem gastar energia correndo ou brincando no parquinho.
Localizado nos altos da Rua Felipe Schimidt, zona urbana central da cidade, o Parque da Luz recebeu destaque também em função da reinauguração da Ponte Hercílio Luz. Como fica na cabeceira insular da ponte, o parque acabou atraindo a atenção do poder público e a comunidade finalmente pôde contar com a preservação dessa área e desfrutar de encontros artísticos musicais, entre outros que passaram a acontecer por ali.





Atualmente, conta com área de lazer, relógio de sol, passeio para pedestres, campo de futebol, viveiro de árvores frutíferas, bancos e mesas, entre outros equipamentos. Sua administração está a cargo da Associação Amigos do Parque da Luz (AAPL) desde 1997, quando foi criada.
Sua flora é constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica e várias flores, como Estrelícias, Helicônias, Flor do Maracujá, Hibiscos, entre outras, além de áreas gramadas. Na fauna, é possível encontrar vários pássaros pelas árvores do local, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.
Com a reinauguração da Ponte Hercílio Luz, o entorno foi revitalizado. O espaço ganhou quiosques de lanches e bebidas, uma choperia, uma feira de artesanatos e mais um parquinho infantil.




