Projeto Lontra

O Projeto Lontra tem como base principal a Ilha de Santa Catarina

O Projeto Lontra tem como base principal a Ilha de Santa Catarina. Ao longo dos últimos 14 anos o Projeto Lontra, tem projetado Santa Catarina como um centro brasileiro de turismo de conservação. Desde 2002 mais de 1.000 eco voluntários de vários países passaram pelo Projeto.

A lontra é uma espécie considerada ameaçada, e pertence a uma família pequena, chamada Mustelidae, que chama a atenção pela singularidade. São apenas 11 espécies de lontras existentes no mundo. A lontra neotropical brasileira tem como parentes próximos, pertencentes à mesma família, o furão, a doninha, a irara e a ariranha. A espécie de lontra encontrada no Brasil é a Lontra longicaudis.

Além da importância ecológica, a lontra também tem importância econômica. Nos últimos 10 anos, a lontra tem se destacado, pela capacidade de mobilização social e pelos benefícios econômicos advindos do turismo de conservação, muitas comunidades tem-se beneficiado da presença da espécie. Santa Catarina, através do Projeto Lontra, representa o estado líder no Brasil neste segmento.

A lontra é um mamífero, predador carnívoro por excelência, topo de cadeia trófica. Desempenha o mesmo papel ecológico da onça, mas na água. Tímida, mais ativa durante a noite, é um animal difícil de ser avistado no ambiente selvagem, sendo que poucos se dedicam ao estudo dela em função das dificuldades. A falta de conhecimento e ignorância são as maiores ameaças à espécie.

Onde: Servidão Euclides João Alves, S/N – Lagoa do Peri – Informações sobre visitação: (48) 3237.5071

VEnha conhecer o melhor de floripa

TODAS AS INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE FLORIANÓPOLIS VOCÊ ENCONTRA AQUI